Acontecerá dia 19/04/2022 no canal do YouTube do Centro Paulo Freire – https://www.youtube.com/watch?v=hcY6KBlBPy4
A pandemia da Covid-19 ampliou ainda mais as desigualdades sociais no Brasil e no mundo. O Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem a cidadania como um de seus princípios fundamentais (artigo 1º, inciso II, da Constituição Federal de 1988). O cumprimento dos Direitos Humanos: educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, alimentação, assistência aos desamparados, desempregados, na forma do artigo 6º da Carta Maior de 1988. Porém, esses direitos, garantidos por lei, têm sido cada vez mais desrespeitados e com isso tem acelerado a fome e a miséria.
A luta pela garantia da cidadania tem sido uma constante desde a colonização/invasão até nossos dias tem aumentado e foram travadas para que os direitos sociais pela cidadania fossem solidificados e as pessoas tivessem sua humanização garantida.
Reduzir a desigualdade, acabar com a fome e com a divisão dos brasileiros em classes, tarefas ainda não cumpridas pelo sistema representativo.
A obra de Paulo Freire, especialmente, Pedagogia do Oprimido, traz uma reflexão profunda e política para a/o educadora/educador. Nos convida a uma prática pedagógica conscientizadora, libertadora, emancipadora e voltada para a geração de um processo de mudança na consciência dos indivíduos, orientada para a transformação pessoal do ‘SER MAIS’ e do meio social onde vivemos (FREIRE, 1970). Nossa Live será momento propício para a discussão de uma sociedade na qual a opressão dê espaços para a libertação e humanização.